SPE - Sociedade Portuguesa de Etologia Sociedade Portuguesa de Etologia
sobre a SPE ser sócio notícias agenda congresso acta ethologica


SPE

 

A Sociedade Portuguesa de Etologia foi fundada em 1987 e visa promover o estudo do comportamento animal em Portugal, considerando as suas diversas vertentes. As actividades da sociedade incluem a publicação da revista científica acta ethologica, a organização de um Congresso Nacional e de outras reuniões científicas, a promoção de relações internacionais com sociedades congéneres e a divulgação da Etologia a nível do ensino secundário.

Esta página pretende reunir informações relevantes para os interessados no estudo do comportamento animal em Portugal. São bem-vindas contribuições sobre encontros científicos, links a outras páginas de comportamento animal, anúncios de emprego na área da Etologia, ideias sobre o site, ou outras informações consideradas relevantes. Toda as contribuições deverão ser enviadas para spe@ispa.pt.



SPE

O Prémio Vítor Almada é atribuído pela SPE à melhor comunicação oral de estudante apresentada em cada Congresso Nacional da SPE, e consiste no apoio (inscrição e apoio na deslocação) à participação do estudante em uma conferência internacional de etologia para aí realizar a apresentação do seu trabalho. O objectivo é premiar os melhores exemplos de trabalhos de estudantes e promover a sua internacionalização, através do contacto com uma comunidade científica mais ampla.

Este prémio homenageia um dos maiores etólogos portugueses, que tanto contribuiu para o desenvolvimento da Etologia em Portugal e da elevação da qualidade da investigação científica. Vítor Almada foi um dos fundadores da SPE e seu Presidente durante vários anos, foi o mentor científico de uma geração de investigadores em comportamento animal e um entusiástico e contagiante estudioso do comportamento.



SPE

O logótipo da SPE é inspirado em arte rupestre, e remete para a observação e estudo do comportamento animal que são feitos desde a pré-história.

Foram propostas para logótipo da SPE vários comportamentos icónicos ou exuberantes (cerimónias nupciais, lutas, etc.), mas a que faltavam originalidade para um consenso. Um dos sócios fundadores, António Bracinha Vieira, lembrou-se de representações rupestres de animais, algumas das quais mostram atenção ao seu comportamento em ambiente natural. Percorridas muitas ilustrações em livros sobre a Pré-história, e excluídas espécies extintas (mamutes, auroques, veados das turfeiras), o consenso caiu sobre algumas cabras, de espécie indefinível, e que poderiam ser contemporâneas. O elegante logótipo da SPE foi então desenhado por Raul Veríssimo, inspirado nessas representações rupestres.



SPE

página web: www.ispa.pt/spe
página facebook: www.facebook.com/spe.etologia
email: spe@ispa.pt
corpos diretivos:
            Direcção
                Paulo Jorge Gama Mota – Presidente
                Clara Amorim – Vice-Presidente
                Sandra Trigo – Secretária
                Gonçalo Cardoso – Vice-Secretário
                Sónia Cardoso – Tesoureira
                Rita Covas – Vogal
                Marta Soares – Vogal
            Mesa da Assembleia Geral
                Manuel Eduardo dos Santos – Presidente
                Sara Magalhães – Vice-Presidente
                José Paula – Secretário
            Conselho Fiscal
                Susana Varela – Presidente
                Sara Hagá – Secretária
                Inês Órfão – Relatora
endereço postal:
                Sociedade Portuguesa de Etologia
                ISPA
                Rua Jardim do Tabaco, 34
                1149-041 Lisboa, Portugal




atualizado segunda 16 dez 2019 | hoje é